Novidades e prestação de contas na reunião de 5 de março

9 de março de 2015

Na reunião da quinta-feira, 5 de março, o Cel PM Ricardo Jacob, vice-presidente do Conselho Deliberativo da AOMESP, disse que tentará apresentar uma novidade na próxima reunião, que será realizada no dia 12 . Trata-se do Cel PM Marlon Jorge Teza, da Polícia Militar de Santa Catarina e presidente da FENEME (Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais), que falará dos planos da entidade para este ano e debaterá com os associados o atual cenário político brasileiro e sua implicação na vida dos policiais militares.

O Cel Ricardo aproveitou o momento para ler a carta da Ten Cel Conceição Antero, ex-comandante da antiga 3ª CIPM de Santa Cruz do Capibaribe (atual 24º BPM). Pelo facebook, ela criticou o jornalista Caco Barcellos, apresentador do “Profissão Repórter”, da Rede Globo, sobre o programa veiculado no dia 24 de fevereiro deste ano, em que ele abordou o aumento das mortes por policiais militares (leia abaixo). O Cel Ricardo também fez um resumo do trabalho do deputado federal Major Olímpio nesses primeiros dias de legislatura (leia abaixo).

Vários associados puderam se manifestar, dentre eles o presidente do Conselho Deliberativo da AOMESP, Ten Cel PM Moacyr Pereira da Costa. Ele lembrou do aniversário de 80 anos da Associação, que será comemorado em sessão solene no dia 25 deste mês. “No campo social”, disse, “temos que comemorar com festa, mesmo! Isto é prestígio ao associado”, completou. O Ten Cel Moacyr elogiou a administração do Cel PM Jorge Gonçalves, presidente da Diretoria Executiva. “Ele está empenhado em criar as melhores condições a nós, associados”, disse.

Ao final da reunião o Cel Ricardo informou que estará em Vitória (ES), de 7 a 10 de abril, participando da reunião da ENEME, com a presença de todos os deputados federais que apóiam as polícias militares.

 

Carta da Ten Cel Conceição Antero ao jornalista Caco Barcellos

“Senhor Caco Barcellos
Talvez não devesse, na minha condição de profissional qualificada, lhe tratar com tanta deferência, mesmo estando consciente da sua total falta de respeito com todos os policiais militares brasileiros e falta de isenção naquilo que se propõe a fazer…
Fico me perguntando até onde essas emissoras desqualificadas, que dispõem de força com a mídia, vão montar tribunais empíricos, elaborando julgamentos injustos, tendenciosos e condenando gratuitamente, sem conhecimento algum, profissionais que, na minha parca visão, assumem o importante papel de heróis sem justa causa!!!
Agora entendo sua predileção pelo papel das “vítimas da polícia”, pois tive acesso a sua obra ABUSADO, que gira em torno do mundo maravilhoso do crime, que fatalmente lhe encantou… Senhor repórter, na falta do que fazer e divulgar, suas ações só conseguem atingir homens e mulheres de vergonha e coragem que escolheram ‘ser polícia’ até para defender pessoas da sua estirpe!!!
A busca desesperada por audiência está lhe levando à insanidade total, melhor não se acostumar… Nossos resultados certamente são bem maiores e seus equipamentos ínfimos claramente não tem condições de captar!!!
Só espero que não precise da polícia que mata… Seria vergonhoso da sua parte ter que recorrer aos super-heróis dos quadrinhos e da sua televisão… ledo engano, são empíricos, infantis e ilusórios!!! Pertencemos ao quadro de efetivo de uma força maravilhosa de enfrentamento social… Polícia Militar, exigimos respeito!!!
Por fim, da nossa maneira, solicitamos que nos faça uma grande gentileza… Ao se reportar a nossa SAGRADA INSTITUIÇÃO lave sua boca com bastante sabão e um bom desinfetante, talvez assim se permita apenas elogios… Isso é o que merecemos por ter nas nossas mentes, no nosso sangue, na nossa vida incutido que… NASCEMOS PARA SER POLÍCIA… O senhor certamente NUNCA SERÁ!!!
Força e Honra!”

 

Os 25 dias de mandato do deputado federal Major Olímpio

PL 141/2015 – transforma em crime hediondo e homicídio qualificado a morte de policiais
PL 142/2015 – acaba com a figura do crime continuado, que beneficia bandidos e prejudica vítimas
PL 143/2015 – acaba com indultos que permitem a saída temporária de presos
PL 192/2015 – acaba com a impunidade de menores criminosos, aplicando medidas sérias que vêm em benefício de toda a sociedade
PL 193/2015 – institui o risco de vida (periculosidade) na profissão policial
PL 277/2015 – aumenta a pena do crime de receptação em sua forma simples e qualificada
PL 352/2015 – derruba a impunidade do presidente da República
PL 353/2015 – aumenta a pena dos crimes hediondos de 30 para 50 anos
PL 354/2015 – criminaliza os atos preparatórios à execução do crime

Requerimento 382/2015 – pede a votação (conclusiva), em segundo turno, da PEC 300. A Proposta de Emenda à Constituição foi votada em primeiro turno, em julho de 2010, por esmagadores 349 votos a zero. Ela cria um piso salarial para policiais e bombeiros.

Além disso, o Major Olímpio deu origem à criação de uma Comissão para tratar exclusiva e especialmente de questões relacionadas à Segurança Pública. A Comissão vai atuar pela mudança do texto constitucional e das leis para que as instituições policiais e seus integrantes tenham justo reconhecimento com a aprovação definitiva da PEC 300, ciclo completo de polícia, garantia da previdência e demais prerrogativas dos agentes de segurança pública.

O Major Olímpio foi eleito vice-presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública e Defesa Nacional.