Desde 1º de março de 2013, a AOMESP oferece aos seus associados um serviço de assistência funeral por meio de apólice de seguro com a Mapfre Vera Cruz Vida e Previdência S/A, uma gigante do ramo. Por meio desta apólice, a família do associado não gasta um centavo por ocasião de seu falecimento, ou o próprio associado não gasta nada por ocasião do falecimento de seu cônjuge ou filhos menores de 21 anos. Funcionários da AOMESP também foram incluídos na apólice, com os mesmos direitos dos associados.
Quanto o associado ou o funcionário pagam por esta ação solidária, destinada a um momento de dor? Absolutamente nada!
O benefício, na afirmação do secretário da Carteira de Auxílio Mútuo da AOMESP, Ten PM Nywton Bulhões, é um investimento auferido com o repasse dos recursos disponíveis voltados aos projetos sociais da entidade. “Ele é uma redistribuição dos recursos do fundo social obtido por meio de parte das mensalidades dos associados”, explica.
No primeiro ano de vigência da apólice, mais de 200 famílias foram beneficiadas com a Assistência Funeral, número que foi ultrapassado no ano passado. “Todos os que conhecem o benefício são unânimes em elogiá-lo”, conta Bulhões. “Muita gente que foi favorecida veio aqui para nos agradecer.”

COMO FUNCIONA
Quando do falecimento do titular da apólice, o familiar deve entrar em contato com a Mapfre por meio do telefone 4002-7196 (São Paulo) ou 0800-775-7196 (demais localidades) e fornecer o nome, RG e CPF do falecido. Todos os serviços referentes a sepultamento ou cremação estão garantidos, inclusive o repatriamento (quando o segurado falece fora de sua cidade) dentro e fora do território nacional, sem custo adicional.
Se a família, por qualquer motivo, não entrar em contato com a seguradora, poderá, depois, reivindicar o reembolso de despesas até R$ 4.000,00, mediante apresentação de notas fiscais. O processo é feito na AOMESP, e o reembolso costuma ser feito em até 30 dias.